Como todos sabemos a primeira barreira do sistema imunológico é a pele. A pele é o órgão que tem o maior contato com o meio ambiente e que sofre as maiores agressões. Se tivermos alguma alteração nessa barreira o corpo está pronto para ter alguma doença.
O que é a Dermatite Atópica?
A dermatite atópica é uma doença de origem alérgica na qual o IGE, que é o anticorpo mediador da alergia, reage com múltiplos alérgios, ocasionando lesões na pele e principalmente o que mais irrita o paciente, a coceira.
Sabemos que a dermatite atópica ocorre em pessoas suscetíveis com uma alteração no gen da filagrina. A filagrina é uma proteína que aumenta a adesão entre as células da pele, quando temos uma falha nesse sistema de barreira estamos abertos para que os arlérgios entrem em contato com o nosso corpo e ocorra a reação alérgica.
Você que tem dermatite atópica ou tem filhos com dermatite atópica sabe que a qualidade de vida desses pacientes é altamente comprometida. É muito difícil, nós médicos, assistirmos uma cena de coceira uma criança, mesmo ela dormindo sono profundo.
Sabemos que os fatores irritantes são ácaros, poeira, perfumes, plantas, pêlos de animais, tabaco, enfim, múltiplos sinais clínicos que vão alterar essa barreira cutânea. Nosso objetivo é orientar a melhor forma de diminuir o risco dessas lesões e o risco do seu filho ou de você ficarem coçando o tempo inteiro.
Estudos mostram que 50% das pessoas com dermatite atópica começam os primeiros sintomas aos seis meses de vida e vão levar esta doença crônica até, aproxidamente, os cinco anos de idade.
O principal fator de melhora das crises da dermatite atópica é a hidratação da pele. Como sabemos que ocorre um defeito no gene alelo mutante filagrina, essa pele fica perdendo água para o meio ambiente constantemente. Sabendo que quanto mais quente o ambiente estiver, os banhos prolongados, vão potencializar a perda de água da pele e causar o ressecamento que é um dos principais fatores do prurido, que é como chamamos, a coceira.
O grande vilão da dermatite atópica, são as bactérias e as infecções oportunistas da pele. O staphylococcus aureus que é uma bactéria comum da nossa pele aproveita-se desse defeito dessa barreira e penetra profundamente na nossa pele sendo considerado um super antígeno, ou seja, um desencadeante da doença alérgica.
Dicas essenciais para o controle da coceira
O banho da criança ou do adulto tem que ser rápido (no máximo 15 minutos), a temperatura da água tem que ser baixa, quanto mais alta a temperatura maior a perda cutânea da hidratação. O legal também seria você usar durante o banho com alguns emolientes são substâncias que vão ajudar a pele a manter o PH muito próximo do natural, evitando assim a agressão a essa pele já aberta pela doença e por fim não utilizar buchas utilizar os dedos para lavar as mão e após o banho, enxugue rapidamente e passe o seu hidratante que o seu especialista indicar.