Urticárias Físicas

Urticárias Físicas

O que são urticárias físicas?

As urticárias físicas entram no rol das urticárias crônicas, na minha sincera opinião são as urticárias de maior dificuldade de diagnóstico, nas quais, primeiramente nós médicos e vocês pacientes pensamos na urticárias de fundo alérgico, mas o grande diferencial são urticárias que não respondem ao uso de anti-histamínico, ou seja, não melhoram com antialérgico e por fim vocês acabam procurando a especialidade da alergologia e imunologia, a gente precisa através da história clínica ajudar a raciocinar e a pensar na urticária física.

A urticária física é ocasionada por uma disfunção mastocitária. O mastócito que é uma célula do nosso sistema imunológico ele acaba degranulando, explodindo e liberando no local, no caso na pele, substâncias vasoativas que vão levar à vasodilatação dos vasos sanguíneos e com isso o aumento da vermelhidão e o edema local.

Essa disfunção não tem a participação normalmente dos anticorpos da alergia, por isso não são classificadas, as urticárias físicas, como doenças puramente alérgicas, elas são desencadeadas, essa disfunção mastocitária,  por estímulos externos, estímulos como o frio, o calor, a atividade física, como o stress, enfim, vários mecanismos externos contribuem para explosão ou degranulação mastocitária. Dentro das urticárias crônicas, um quinto desses pacientes, em torno de 15 -17%,  cursam com urticária física, o stress é o agravante.

Então assim como todos me perguntam: – Doutor o emocional pode fazer piorar a doença? Não é que é causado pelo emocional, o emocional agrava a doença com múltiplos mecanismos vasoativos que o stress, todos nós sabemos, podem levar à nossa vida. As urticárias físicas podem ser colinérgicas onde um aumento de pelo menos um grau na temperatura externa pode levar a explosão dessas doenças, dessas patologias, então as pessoas confundem muito como se fossem picadas, é como se fossem picados de pernilongo do nada aparecendo nas pernas no corpo, pode ser um caso de urticária colinérgica onde a alteração de temperatura externa pode levar essa disfunção dessas células que levam à explosão do mastócito.

Outra coisa é o dermografismo muito comum, o dermografismo ou também conhecido como urticária factícia, ela é ocasionada por pressão na pele do paciente, então se por exemplo, se pegar um clips e passar levemente na pele do meu paciente ele dentro de alguns minutos ele leva uma pápula naquele local e fica vermelho paciente tem sensação de prurido, então você não tem alergia do clips pressão na pele por explosão local das células mastocitárias.

Temos também a urticária tardia por pressão, esta urticária em especial, por exemplo você pega uma sacolinha plástica de supermercado pesada e vem andando 2, 3, cinco quarteirões na rua com aquela pressão no seu braço, chega em casa o paciente está com uma placa enorme de urticária, normalmente confunde o paciente que acha que comeu lá no supermercado qualquer coisa e que aquilo desencadeou. Então é uma urticária tardia por pressão, onde ocorre também a disfunção mastocitária e em especial essa urticária não responde com nenhum antialérgico.

Uma das urticária que tem um efeito muito é importante na qualidade de vida do paciente são as urticárias solares, nós sabemos que existem seis tipos de urticária solares e elas variam dependendo do grau e da onda de raios ultra violetas, da emissão desses raios, então que acontece o paciente não pode sair durante o dia na rua que ele começa a ter urticária. O simples fato da luz solar dependendo da variação do raio ultravioleta em contato com a pele ele tem sintomas urticariformes.

Num dos tipos da urticária solar temos um fator dependente de uma enzima chamada ferro quelatase, então não é simplesmente só a luz solar, mas tem algum outro componente metabólico que pode estar envolvido. É uma urticária de difícil controle não responde muito anti histamínico e o que é mais comentado hoje na modernidade é você fazer uma dessensibilização nesse paciente utilizando raios ultravioletas como por exemplo, fototerapia no paciente você trata o paciente como se a vacina dele fosse luz, luz pulsada ou luz ciclada naquele número exato das ondas o ultravioleta.

E também existem as urticárias por frio, as urticárias por frio estão muito relacionadas a uma herança genética, há um distúrbio nas crioaglutininas onde você tem participação de algumas proteínas e algum envolvimento em doenças virais, doenças bacterianas e infelizmente doenças neoplásicas onde a urticária ao frio, se o pacientet em contato com o ar condicionado muito gelado, o contato com gelo, pedra de gelo, às vezes tomar o milk shake muito gelado o paciente começa a ter sintomas urticariformes e até mesmo com o risco de edema de glote.

Existem as urticárias aquagênicas,  essas são as urticárias mais malucas no meu entendimento, onde o paciente não pode ter contato direto com a água, onde a água em contato com a pele leva à formação de pápulas urticariformes.

Então como os senhores viram as suas cargas físicas não são urticárias agudas que acontece quando você come determinado produto, e esse contato com um corante ou um conservante causa uma alergia, na verdade a urticária física é uma disfunção do nosso sistema imunológico próprio do mastócito que a célula primordial da liberação de histamina e das urticárias.