O que é a urticária?
A urticária é uma doença crônica inflamatória em que a pele é o principal órgão afetado. Todos querem rapidamente descobrir a causa daquelas pápulas, daquelas urticas que ficam no corpo incomodando, coçando, ardendo, mas o problema vai muito além disso.
A urticária não é considerada uma doença alérgica e sim o sinal clínico de uma doença. Ela deve ser bem investigada e para isso existem vários protocolos de investigação. Como eu digo no meu consultório: vamos fazer um check-list para descartar as causas mais importantes da sua urticária.
Antialérgico é suficiente para o tratamento de urticária?
Para tratar a urticária não é só tomar um antialérgico, quem teve e quem tem urticária neste momento sabe o que estou dizendo. Já foram feitas tentativas com todos os antialérgicos conhecidos e não conhecidos e a urtica continua incomodando e comprometendo a qualidade de vida e até mesmo a parte psicológica, pois muitos pacientes têm vergonha de sair em público e mostrar as suas placas de urticária.
Sabemos que urticária acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens, e 1 a 13% das urticárias cursam com o angioedema, inclusive, colocando em risco a vida do paciente, pois o angioedema de glote ou de língua pode levar à obstrução das vias aéreas e fatalmente levará a óbito se não tratado prontamente.
Estudiosos têm se empenhado a fim de alcançar o controle e o tratamento da urticária. Pois ela não tem cura e sim controle, por isso o alergologista é o médico mais indicado para investigar as múltiplas causas. Podendo ser por contato com algum vírus, alguma bactéria, verme, doenças hematológicas, doenças autoimunes, enfim, múltiplas doenças que cursam como principal sintoma, a urticária.
Urticária e angioedema
O angioedema causa o inchaço dos vasos que ficam por baixo da pele e que deformam, principalmente, a face do nosso paciente. Que neste caso, devem procurar rapidamente uma unidade de emergência a fim de sair do quadro de risco. Se você souber bastante sobre a origem da sua doença, seja ela urticária, seja ela angioedema, juntamente com especialistas é possível traçar um plano de ação e buscar um tratamento mais moderno e adequado. Hoje estamos na era dos anti IgE’s, chamados Omalizumabs que são medicamentos monoclonais dos quais tiramos da corrente sanguínea os efeitos do IgE e com isso melhoramos as crises de urticária.
A urticária e o angioedema são os grandes desafios para os especialistas e principalmente para os pacientes. Estamos empenhados em protocolos avançados, como o último protocolo de Berlim, no qual temos o aval e a chancela das organizações da alergia de aumentarmos as doses dos anti-histamínicos a fim diminuir os efeitos destas doenças. Portanto, procure um especialista e investigue muito bem as crises de urticária e angioedema, pois precisamos juntos, médicos e pacientes, desenvolver uma metodologia específica e única para tratarmos desta patologia.