Rinite Alérgica

Rinite Alérgica

O que é Rinite Alérgica?

A rinite alérgica é uma das doenças alérgicas que têm um impacto direto na qualidade de vida. Se você acorda espirrando, se você acorda com o lacrimejamento ocular, se você acorda com o entupimento do seu nariz é um sinal que a rinite está aí com você.

Como diagnosticar?
O Melhor método para descobrir se você tem rinite alérgica são testes diagnósticos chamados de Prick Test. O Prick Test é um teste rápido, de ação imediata, em 20 minutos temos o seu diagnóstico, aplicamos na pele do paciente os alérgicos a serem estudados e aqueles alérgenos que são os causadores da sua alergia respiratória eles irão sensibilizar a pele e mostrar para o médico especialista como um indicativo da sua doença.

Como tratar a Rinite Alérgica?

Através desses testes é que planejamos a terapêutica, o tratamento da rinite hoje sabemos que a imunoterapia, as vacinas de alergia, são os únicos métodos pela organização mundial da saúde, que muda o curso natural da doença alérgica. O tratamento de dois a três anos o paciente recebendo doses quantitativas e progressivas de aero alérgenos consegue mudar o curso da inflamação na mucosa nasal. A rinite alérgica não controlada leva a uma das complicações chamada sinusite. Que requer um tratamento mais de vigoroso e com uso de antibióticos.
Como sabemos a rinite atrapalha muito a qualidade de vida no seu trabalho, na escola e uso indiscriminado de produtos intranasais têm sido os grandes vilões dessa doença, não fique usando descongestionantes, pois existem tratamentos específicos em que seu especialista pode auxiliar.
Não fiquem com medo dos medicamentos intranasais prescritos pelos médicos, pois sabemos dos riscos e dos efeitos colaterais. O uso de antialérgicos, que são os anti-histamínicos de forma contínua, não são os melhores métodos para o tratamento e sim para o resgate da sua doença.
Os mecanismos envolvidos nas alergias respiratórias são chamados de mecanismos TH2, ou seja, mediados por linfócitos T Helper do tipo 2, quanto mais contato com os micróbios na sua casa em seu ambiente, se você tem muitos filhos, irmãos mais velhos, sabemos que isso dizia imunidade para o outro mecanismo chamado TH1 que é o T Helper, que não causa alergia por isso, se nós ficarmos em um ambiente muito limpo em contato com crianças e outras pessoas poderemos não sair desse ciclo TH2, levando à cronicidade das alergias.

Dica

Limpe o nariz constantemente com solução fisiológica, indicada pelo seu médico, evite contato com lugares fechados, mofados, com poeira, com excesso de pêlos de animais, pois isto é o alimento predileto do grande vilão da rinite que são os ácaros, eles se alimentam basicamente de restos de pele e as fezes liberam proteína altamente alergênicas para o ser humano.