O que é?
A dermatite de contato é uma das doenças dentro da alergologia que tem dois diferenciais que deve ser bem entendido pelo profissional de saúde e pelo seu paciente. A dermatite de contato como o nome já diz, ou também conhecida como equisema de contato, é ocasionada por produtos químicos ou agentes externos que em contato com o corpo do paciente estimula irritação na pele ou até mesmo um quadro imunológico alérgico. Portanto, a dermatite de contato ela se diferencia em dermatite de contato irritativa e dermatite de contato alérgica.
Essa diferenciação é super importante, pois a dermatite de contato irritativa não tem mecanismo imunológico envolvido, por exemplo, um determinado perfume, um determinado o cheiro de um algum produto químico pode levar a uma irritação na pele no local que ele teve contato. Na dermatite de contato alérgica temos um mecanismo imunológico onde as células do sistema imunológico reconhecem aquele alergium envolvido, aquela substância, e a partir de algumas horas e até mesmo dias ocasiona a lesão irritativa com coceira, vermelhidão e principalmente em locais diferentes do contato do produto.
A dermatite de contato alérgica ela envolve o nosso sistema imunológico então pode ter lesões por exemplo, no pé mas o contato foi no pescoço, então, a diferenciação é muito importante na hora da anamnese, na hora da consulta médica.
Quem pode causar dermatite de contato?
Sabemos que múltiplos agentes químicos podem levar a dermatite de contato por exemplo, plantas, medicamentos, detergentes, sabonetes, sabão, metais, que é um dos produtos mais prevalentes principalmente em mulheres, como as bijuterias. A gente sempre envolve quando vai fazer o diagnóstico da dermatite de contato não é só bijouteria e metais que causam essas alergias. Produtos médicos e odontológicos por exemplo, implantes dentários que vão metais enfim, temos que pensar numa gama de coisas que hoje na vida moderna nós temos contato. Cimento, cerâmica, esmalte tintas de cabelo, corantes artificiais também podem causar alergias.
A dermatite de contato, pelo que os senhores estão percebendo, existe uma gama de produtos que estimulam o nosso sistema imunológico. A dica para o diagnóstico correto da dermatite de contato é, como a gente já comentou que existem dois tipos de dermatite, na irritativa, normalmente acontece a lesão no primeiro contato do paciente com aquele produto.
Na dermatite de contato alérgica você pode ter os sintomas na sua pele após anos e anos de contato com o mesmo produto, por exemplo, o uso de um determinado perfume há dez anos. Esse perfume pode levar até uma dermatite de contato sim, se ela for a dermatite de contato alérgica.
Como fazer o diagnóstico da dermatite de contato?
O diagnóstico correto das dermatites de contato se faz pelo Pacht Test que é um teste no qual o alergologista coloca na pele do seu paciente substâncias pré-determinadas, com concentrações específicas vindas do laboratório, onde provoca uma simulação na pele do paciente do que acontece na vida real. Ele tem que ser colocado na pele do paciente e ficar em contato por pelo menos 48 horas, e a leitura desse teste acontece a partir de 48 até 96 horas.
Qual é o tratamento da dermatite de contato? É mais simples do que vocês imaginam, é afastar do paciente o produto que conseguimos provar através dos testes e faz mal à pele do paciente.