O que é?
Alergia himenópteros são as alergias a picadas de abelhas, vespas, formigas, na verdade é considerado um tema muito importante em alergologia e imunologia, pois com os tratamentos avançados podemos mudar o curso natural que seria o óbito no paciente. Sabemos que os insetos são mais de 100 mil espécies no mundo todo, são amplamente difundidos na sociedade sendo as abelhas, as formigas e as vespas, da família dos marimbondos, amplamente sociáveis que ficam no nosso meio e por isso a alta incidência de acidentes domésticos com essas insetos.
Em alergologia sabemos que o grande problema é a reação anafilática, que pode acontecer em qualquer indivíduo. Sabemos que 30% das pessoas que sofrem de alergia a himenópteros têm um antecedente alérgico ou seja você não precisa ser alérgico para ter o antecedente ou um acidente com insetos.
Os himenópteros são insetos que tem veneno na sua composição de inoculação, ou seja, eles liberam na nossa corrente sanguínea substâncias vazoativas como aminas, peptídeos, estaminas e com isso ocorre uma liberação e degranulação maciça dos nossos mastócitos, acontecendo a reação alérigica imediata. Sabemos que o grande evento final da alergia a himenópteros é o choque anafilático ou anafilaxia. A diferença entre esses dois tipos baseia-se que no choque anafilático a pressão arterial do nosso paciente vai a zero ocorrendo um choque cardiogênico levando a uma alta incidência de mortalidade. Já na anafilaxia as reações podem ser conduzidas e, às vezes, revertidas com grande êxito, desde que o nosso paciente tenha um plano de ação em mãos. Quando vamos a um sítio ou em uma chácara, ou numa festa num ambiente aberto sabemos que ocorre um alto risco de incidência desses tipos de acidentes, portanto recomendamos aos pacientes que são alérgicos ao himenópteros que levem consigo a adrenalina que seria o medicamento específico para diminuir o risco de óbito.
No Brasil não temos disponíveis a adrenalina ou epinefrina auto injetáveis. Os nossos pacientes são submetidos a importação desse medicamento a alto custo sabendo que essa droga não é tão cara e que o nosso governo não consegue por algum motivo a liberação da adrenalina para o uso corriqueiro nos pacientes indicados e prescritos pelo médico especialista. O tratamento para a alergia himenópteros baseia-se na imunoterapia a veneno de insetos essa imunoterapia com considera se a aplicação indivíduo de doses graduais e crescentes de anticorpos e substâncias que vão diminuir o risco do paciente a ter esse evento anafilático. Existe uma grande probabilidade de controle da doença com a imunoterapia específico desde que feita em ambiente com o especialista do lado e que tem os materiais de intubação de emergência do lado do médico.
Dicas
SabeExistem algumas maneiras e algumas dicas para que esse inseto não chegue perto do nosso paciente. Evite perfumes muito adocicados, evite latas de refrigerante ou derrubar refrigerantes próximo dos indivíduos que são altamente alérgicos a picadas de insetos. Se o seu filho gosta de andar descalço em grama, peça a ele que ande calçado. Com essas dicas esperamos que vocês tenham um bom efetivo tratamento e manutenção da alergia a insetos.