Tosse Crônica na criança

Tosse Crônica na criança

O que é a tosse?

A tosse é um mecanismo de defesa do nosso corpo, no qual o aparelho mucociliar por uma forma de prevenção e de tentativa de mandar para fora aquele agente agressivo, vamos chamar assim, induz a tosse. É sabido que uma criança pode tossir de uma a 34 vezes por dia e não representando doença. A tosse é um sinal de alerta no nosso organismo diante de algo que não está nos fazendo bem.

O que é uma tosse crônica?

Tosse crônica é aquela tosse que perdura mais de quatro semanas sem dar uma trégua, mesmo com os pais, os pediatras, nós médicos dando de tudo para melhorar esse sintoma das nossas crianças. A tosse crônica é uma das causas mais comuns de consulta médica e em ambulatórios, consultórios e unidade hospitalares.

Quais seriam as causas dessa tosse?
A primeira causa de tosse crônica na criança é uma tosse do tipo asma onde ocorre um aperto no peito a criança pode ou não chiar o peito e normalmente acontece após a atividade física ou choro recorrente ou risada recorrente. Então uma das causas que o médico tem que pensar seria a tosse do tipo asma. A segunda tosse comum a tosse crônica que tem que ser investigada é a rinossinusite ou a rinorréia posterior, ou seja, a criança tosse por que a secreção do nariz goteja por parte pela parte posterior nasal, então quando essa criança deita a tosse piora demais ou ao levantar a criança ao levantar tosse mais por uma pura drenagem dos seios da face. A terceira causa de tosse crônica seria a tosse do estômago ou das doenças do estômago onde o refluxo gastroesofágico seria uma das causas mais comuns de tosse crônica que deve ser amplamente investigada pelo pediatra ou pelo gastroenterologista.

Ajustando talvez a alimentação e talvez a postura no momento de deitar dessa criança você consegue melhorar os sintomas dessa tosse crônica. Outro tipo de tosse crônica seria tosse pós viral onde aquela criança que ficou gripada teve um resfriado algumas semanas atrás e essa essa condição infecciosa acabou por não melhorar completamente então a tosse pós viral também é uma das causas de tosse crônica recorrente nas crianças. Outra causa de tosse crônica seria a aspiração de corpo estranho e essa na verdade é uma das causas que poucos médicos pensam no momento do diagnóstico mas de grande impacto e de grande valia para o tratamento desse tipo de tosse por exemplo crianças que aspiram um brinquedo ou que aspira um alimento.

Qualquer substância estranha o nosso organismo e que cai no trato respiratório perdurando por semanas ou até mesmo meses e podem dar de tudo antibiótico antiinflamatório inalação e não melhora então o diagnóstico desse tipo de tosse é muito importante para a elucidação da tosse crônica

E por fim, a tosse crônica na qual a causa seria a tosse irritativa, múltiplas substâncias, sejam elas inaladas, aspiradas ou de contato com a mucosa nasal podem levar a tosse irritativa. O simples cheiro de um perfume, de uma planta, ou de um produto de limpeza podem ocasionar uma tosse irritativa.
Então a minha dica é a melhor maneira de tratar essa tosse é buscar a causa dela, procurando o seu especialista.


Deixe um cometário

Your email address will not be published.