Doenças Autoimunes

Doenças Autoimunes

O que são as doenças autoimunes

As doenças autoimunes são doenças nas quais o nosso sistema imunológico agride o nosso próprio corpo, infelizmente são doenças não muito legais para o nosso convívio, costumamos dizer que existem mais de 100 doenças auto-imunes descritas na literatura médica.

As doenças autoimunes, comprometem o nosso sistema imunológico e começam a encarar as células dos nossos órgãos como agressores ao nosso corpo. O sistema imunológico fica desorientado portanto, agride as células boas do nosso corpo, as células saudáveis nosso corpo.

É sabido que três vezes mais as mulheres são acometidas do que os homens, por exemplo no lúpus eritematoso sistêmico, que é uma doença autoimune, as mulheres são acometidas nove vezes mais do que os homens. Sabemos que os sintomas das doenças autoimunes são enganadores, pois simulam uma série de doenças tradicionais, onde nós médicos demoramos a perceber a agressão ou melhor a auto agressão, por isso que esse tema é de suma importância, pois sabemos que o diagnóstico das doenças autoimunes são tardios.

Fatores desencadeantes

Os fatores desencadeantes diantes das doenças autoimunes são infecção viral, infecção bacteriana, alguns fármacos podem dar uma pré-disposição a essas doenças autoimunes, alguns tipos de alimentos, não é certo e 100% sabido todos os fatores desencadeantes, mas sabemos que existe uma mínima participação no sistema genético ou no sistema hereditário nessas doenças autoimunes.

Como exemplo de doenças autoimunes temos o diabetes do tipo 1 onde as células do pâncreas as células de Langerhans são atacadas por células do nosso próprio corpo, um outro exemplo de doença autoimune são as tireoidites, principalmente a tireoidite de Hashimoto onde você tem um ataque às células da tireóide diminuindo a produção de hormônios.

Então como vocês vêem as doenças autoimunes pegam um sistema endocrinológico. Outros exemplos a artrite reumatóide, pessoas que têm dores crônicas nos ossos podem ter um ataque nas articulações dos seus próprios anticorpos de defesa. Outras doenças autoimunes, por exemplo dermatites autoimunes, as bulhoses que são as chamadas pela população de fogo selvagem. Enfim temos vários órgãos acometidos doenças desmielinizantes da parte dos nervos, doenças neurológicas, doenças no sistema nefrológico, por exemplo glomerulonefrites, então os olhos e vários órgãospodem ser acometidos por doenças autoimunes, as episclerites.

Enfim, inúmeras doenças autoimunes cursam no meio desse mar de doenças que tratamos em todos os pacientes, então é necessário alertar e conhecer um pouquinho sobre as doenças autoimunes. Seguem algumas dicas de como pensar em doença autoimune, se você tem febre por mais de três semanas, onde você já tomou anti-inflamatório antibiótico não se acha causa da febre, temos que pensar em doença autoimune. Se você tem edema, inchaço pelo corpo de causas desconhecidas também olhos secos, boca seca, pensarem doença autoimune.

Casos de pleurite, pericardite onde às vezes o especialista não consegue fechar um diagnóstico causal dessas inflamações. Dores articulares com interrupção do movimento abrupta temos que pensar nesse tipo de patologia. Aftas de repetição, anemia que não melhora, a plaqueta que não sobe, as plaquetas do sangue sempre baixas em uma causa infecciosa presumível. Mão muito seca ou mão muito molhada. Manchas brancas pelo corpo onde, por exemplo, você sente frio e calor ao mesmo tempo, sintomas estranhos ao nosso corpo, isso são sinais clínicos, não estou dizendo que são doenças autoimunes, mas nós precisamos pensar e pesquisar sobre as doenças autoimunes. Existem relatos até de psicose relacionada à doença autoimune.

Como diagnosticar uma doença autoimune

Então a dica é procure o seu especialista, normalmente o reumatologista ajuda muito no diagnóstico das doenças autoimunes, nós da imunologia faremos a triagem para esses especialistas e a partir daí com os novos métodos diagnósticos, um avanço dessa medicina diagnóstica principalmente a autoimunidade, podemos ajudar a raciocinar e a levar ao diagnóstico para propiciar o melhor tratamento das doenças autoimunes.

Como tratar

O tratamento vai depender do órgão envolvido, o diagnóstico acertivo, o mais próximo da realidade vai ajudar muito no tratamento hoje, nós estamos na era dos imunobiológicos, várias especialidades tem usado medicamentos imunobiológicos que diminuem as células inflamatórias, as interleucinas, e com isso melhora a qualidade de vida. Pessoas que têm doenças autoimunes onde o acometimento é mais na articulação na coluna que já estão usando, principalmente aqui no Brasil medicamentos que são imunobiológicos que diminuem a inflamação não ficam só tomando anti-inflamatórios já percebem essa melhora importante.

Doenças de pele como psoríase como as dermatoses, as bulhoses também existem hoje medicamentos imunobiológicos e que você trata o processo inflamatório não deixando com que essas interleucinas atrapalhem a nossa qualidade de vida. A doença autoimune um assunto muito amplo complexo, mas a dica é procure o diagnóstico.

Deixe um cometário

Your email address will not be published.