Urticária Papular

Urticária Papular

O que é a Urticária papular?

A urticária papular ou também chamada de prurigo estrófulo é uma doença que acomete principalmente as crianças, ela deixa os pais angustiados, pois ocasiona nas crianças um prurigo, ou seja, uma coceira interminável. Essa urticária com esse nome um pouquinho complicado urticária papular é ocasionada por insetos sugadores desde os pernilongos, as pulgas, os carrapatos. Enfim eles não causam anafilaxia, não tem perigo ou risco de óbito no nosso paciente com o urticária papular, o que mais incomoda a família e principalmente as meninas são as marcas que essa doença ocasionada nos membros superiores e nos membros inferiores. Você ver uma criança com as pernas cheias de feridas e que não param de coçar, realmente não é legal.

Então o que fazer diante de uma urticária papular?

Existem várias dicas, a principal dica é não deixar com que o bicho encoste na pele. Então vamos usar os repelentes. Existem várias classes repelentes hoje disponíveis no Brasil e nós sabemos que os melhores repelentes são os repelentes à base de permetrina, ou seja, são os repelentes que vão ter uma duração maior na nossa pele, cerca de dez horas aproximadamente. As crianças ou os indivíduos suscetíveis a essa doença tomam uma, duas, três picadas desses insetos ou mordidas como assim chamamos, e formam naquela região múltiplas lesões com bolhas, com pústulas que são formações de pus de infecção secundária a mordida do inseto e com isso ocasiona a cronicidade da doença.

O tratamento baseia-se na forma de prevenção, como eu já disse, e na realização de pomadas ou passar pomada anti-histamínicas no local, pode ser usado anti-histamínicos via oral, enfim até antibióticos às vezes se faz necessário usar. Mas a grande sacada da urticária papular significa o tratamento mais específico com a vacina anti estrófulo e hoje temos grande e larga experiência na vacina sublingual, onde não picadas nas crianças são injetáveis no subcutâneo, enfim são vacinas em que você pode dar a seu filho embaixo da língua, gotinhas subseqüentes e que vão diminuir bastante a incidência de infecções cruzadas que essa urticária ocasiona.

Portanto, recomendo à todas as pessoas que possuem crianças ou mesmo jovens com urticária papular que procurem um médico especialista e que procurem uma forma e uma alternativa legal de tratar a pele dos nossos pacientes.

Deixe um cometário

Your email address will not be published.