Sinusite Crônica

Home / Alergia e Imunologia / Sinusite Crônica
Sinusite Crônica

Sinusite Crônica

Sinusite crônica tem cura?
A sinusite crônica é uma doença que maltrata o nosso nariz e automaticamente, compromete nossa qualidade de vida. Sabemos que a sinusite, em geral, é causada por uma complicação da rinite, seja ela alérgica ou não alérgica. A sinusite crônica leva o paciente a uma diminuição da qualidade de vida, privação do sono, obstrução nasal, e diminuição da rentabilidade no seu trabalho. A sinusite crônica não é causada exclusivamente por bactérias, portanto não é tratada com antibióticos. Como os senhores sabem todos os pacientes que apresentam dor de cabeça frontal, rinorreia, saída de secreção purulenta nasal, normalmente nós médicos, tratamos com antibióticos, mas o que eu quero propor neste vídeo é o entendimento da sinusite crônica e tentar evitar ao máximo o uso da antibióticoterapia.

Sinusite crônica de causa alérgica
No caso de sinusite crônica de causa alérgica devemos afastar os desencadeantes, por exemplo, as fumaças em geral, do cigarro e do forno. Evitar o contato direto com epitélio de animais, o contato com o mofo de parede e principalmente mofo de banheiro.
Evitar o contato com produtos de limpeza que tem odores muito fortes. Eu sempre falo para os pacientes, que a sinusite crônica pode atrapalhar até o paladar do nosso paciente. A queixa principal na consulta é que ele não está sentindo o cheiro das coisas, não sente mais o gosto dos alimentos, e não tem mais vontade de provar novos alimentos. Então a sinusite crônica dependendo da causa, se afastarmos os desencadeantes, conseguiremos melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.

Como tratar a sinusite crônica
A sinusite crônica pode ser tratada desde um simples soro fisiológico no nariz, e até medicamentos como os antialérgicos nasais, corticosteróides nasais tópicos e também pode ter o tratamento cirúrgico que fica às custas dos nossos colegas otorrinos. A cirurgia consiste em fazer drenagem dos seios da face, correção do septo nasal, retirada de pólipos nasais.

Mas a grande dica que eu como imunologista quero dar a vocês que nos acompanham, é que existe um tratamento natural para sinusite crônica. Muita gente, até mesmo o ano passado, não acreditava muito nessa terapêutica. Nos últimos congressos que tenho participado fora do país, a gente tem observado que os colegas europeus normalmente têm tratado as sinusites crônicas com lavagem diária com solução salina morna abundantemente. Então a lavagem nasal com esses dispositivos, simples, inócuos podem melhorar a sua qualidade de vida e até mesmo levar ao tratamento eficaz da sinusite crônica sem o uso de antibióticos.

Deixe um cometário

Your email address will not be published.