Alimentação e saúde

Alimentação e saúde

Todos nós sabemos que alimentar-se é a base da vida. Será que estamos nos alimentando de forma adequada? Será que temos que tomar mais vitaminas, comer mais proteínas ou mais carboidratos?

Não sou nutricionista, quero avisar vocês como médico imunologista que devemos pensar muito na nossa saúde alimentar. Quando sentamos à mesa achamos que estamos nos alimentando de forma adequada. Será que estamos comendo tudo o que devemos? Na verdade estamos saindo da mesa alimentados mas não nutridos. Você sabe a diferença entre probióticos e prebióticos? Hoje o assunto nutrição e imunologia seria usar da prevenção com os alimentos. Os prebióticos são substâncias que auxiliam o nosso organismo a montar este repertório de defesa do nosso corpo. Já a medicina chinesa dizia muito tempo atrás que a saúde e a nossa doença vem do nosso intestino.

Os probióticos são organismos vivos que dentro da alimentação participam da remodelação e organização do nosso sistema imunológico. Os probióticos estão envolvidos em vários alimentos desde a nutrição infantil até a nutrição das pessoas senis e têm um papel fundamental na defesa do nosso organismo.

O stress, seja ele emocional ou por sobrecarga de serviço, tem um papel importante na oxidação das células. O stress oxidativo, que nós bem conhecemos na imunologia, leva à diminuição das defesas, pois aumenta o nível de cortisol endógeno que nós produzimos nas nossas adrenais, que são as glândulas que ficam sobre os nossos rins. E com isso consumimos exacerbadamente zinco, magnésio, selênio e outros minerais que não estão mais na nossa mesa.

Quando levamos nossos filhos aos fast food eles estão sendo alimentados, enchem a barriga mas não se nutrem nada. Porque faltam elementos naturais. vamos pensar juntos estamos nos alimentando ou se estamos nos nutrindo.

A dica de hoje é abusem de quatro alimentos naturais para melhor do nosso sistema imunológico que são eles o coentro, o inhame, o gengibre e o açafrão essa dica parece ser simples mas ajuda bastante.


Deixe um cometário

Your email address will not be published.