Alergias

O que é alergia?

Alergia é uma doença do sistema imunológico onde ocorre a resposta dos anticorpos diante de coisas inócuas, coisas que não deveriam ser observadas pelo nosso sistema imune. Então quando ouvimos pessoas com alergia a leite, ovo, camarão, ácaro, cachorro, gato.

A alergia é uma resposta dos nossos anticorpos, principalmente os anticorpos Ige’s, que observam estas substâncias e sinalizam o nosso corpo para a mediação inflamatória.

Porque estamos vendo pessoas cada vez mais alérgicas? A verdade é que o nosso sistema imune, o Ige, o anticorpo específico da alergia, está cada vez mais propenso a ter essa interação com os alérgenos que são os causadores de alergia, e o nosso sistema de defesa, ocasionando múltiplas doenças. Desde o trato respiratório como rinite, asma, bronquite, sinusite e até a nossa pele dermatites, urticárias, enfim estão sendo agredido pelos nossos próprios anticorpos.

A interação entre os anticorpos e alergia é um assunto bem interessante, existem quatro classes de anticorpos cada um com a sua especificidade, mas no caso das alergias o anticorpo envolvido está sempre relacionado à especificidade do alérgeno. Outra dúvida no dia a dia do consultório é se tudo é a alergia. Sabemos que existem fatores que desencadeiam a alergia e que não são os causadores dela, como por exemplo, o stress, o trauma, o consumo de produtos industrializados e medicamentos.

O que quero dizer a todos vocês é que na alergia existe risco de óbito, quando envolvemos praticamente os grandes vilões da alergia que são os insetos e os medicamentos. Hoje oferecemos vários métodos novos para diagnósticos e para tratamento em alergias.